Indicadores
Painel de Indicadores das ações realizadas pelo Comitê de Cultura de Roraima
Aqui você encontra indicadores de execução, impacto e alcance das ações desenvolvidas pelo Comitê de Cultura de Roraima em seu primeiro ano de atividade. Os dados têm como fonte o relatório anual, por meio do qual os comitês prestam contas e apresentam informações e documentação sobre a execução de suas ações. Cada atividade é analisada, avaliada e validada por gestores do MinC. Neste painel, os dados estão organizadas por tópicos, como: tipo de atividade realizada, tipo de meta, público impactado, grupos tradicionais alcançados, organizações da sociedade civil executoras, municípios contemplados, porte da ação, entre outros indicadores.
Por tipo de ação
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) estrutura-se em três eixos principais:
– Mobilização e Redes objetiva consolidar os Comitês de Cultura como espaços permanentes de escuta, articulação e cooperação, fortalecendo redes culturais e incentivando a participação democrática. Para isso, prevê desde o mapeamento de atores e a criação de arranjos colaborativos até a realização de debates, encontros, conferências e mutirões, adaptados às especificidades de cada território.
– Formação e Apoio Técnico tem como foco apresentar os Comitês como instâncias de construção coletiva de conhecimento, valorizando saberes locais e práticas culturais comunitárias. Suas ações, fundamentadas nos princípios da educação popular, priorizam metodologias participativas e a troca de experiências, visando o fortalecimento de capacidades políticas, técnicas e organizativas, bem como a ampliação do acesso às políticas públicas de cultura.
– Comunicação busca dar visibilidade às ações dos Comitês e às políticas culturais, promovendo a circulação de informações estratégicas e ampliando o acesso da sociedade aos direitos culturais e às oportunidades de fomento. Para tanto, inclui a gestão de plataformas digitais, a produção de conteúdos multimídia, o registro das atividades e a manutenção de bancos de dados, tratando a comunicação como ferramenta pedagógica e política.
Por OSC (Organização da Sociedade Civil) executora + Por Municipio
Conforme apresentado anteriormente, os Comitês de Cultura são formados por diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sendo que uma delas assume a responsabilidade pela gestão da rede de parceiras e pela execução das ações previstas nos planos de trabalho. Nesse arranjo, o Ministério da Cultura (MinC) estabelece a colaboração com uma OSC Mãe (OSC Celebrante), que coordena e acompanha as atividades das OSCs Filhas (OSCs Parceiras), relação formalizada por meio de um Termo de Atuação em Rede (TAR). As OSCs estão distribuídas em diferentes regiões do estado e devem orientar suas iniciativas de acordo com as Regiões Imediatas Prioritárias (RIMPs) definidas pelo Ministério, garantindo que a atuação seja territorializada, desconcentrada e descentralizada. A seguir, apresenta-se a atuação de cada uma das OSCs que compõem o Comitê, bem como os municípios em que já desenvolveram ações.
Por município
Mapa de ações por município
Por porte (tamanho da ação)
As ações de caráter quantitativo deverão alcançar, ao longo dos 24 meses estabelecidos no Termo de Colaboração, um total de 1.960 participantes. Para facilitar o acompanhamento desse público no processo de prestação de contas, as ações foram categorizadas em três dimensões: P, destinadas a aproximadamente 40 pessoas; M, voltadas a cerca de 100 pessoas; e G, com alcance médio de 300 participantes. Assim, mais do que a quantidade de ações em cada categoria, o aspecto central é garantir que a meta global de participação seja efetivamente cumprida.
Por realização de atividade sociocultural junto a ação de formação/mobilização
.As ações socioculturais, que devem estar sempre vinculadas a iniciativas principais de mobilização ou formação, podem incluir uma ou várias apresentações culturais de diferentes segmentos, como recitais, shows, espetáculos teatrais, performances, folguedos ou rodas. Para fins de contagem nesta meta quantitativa, considera-se o público e o porte da ação principal à qual a atividade sociocultural está associada. Conforme estabelecido, os Comitês deverão realizar no mínimo 36 ações socioculturais ao longo dos 24 meses de vigência.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes